Após o nascimento de um bebé são vários os pais que afirmam que as suas esposas passam a dedicar toda a sua atenção ao recém-nascido. A questão que estes colocam a si mesmos é o porquê? Será que a relação criada anteriormente é quebrada com o nascimento de um filho?
A verdade é que mesmo antes de nascer o bebé estabelece já uma relação com a sua mãe, e mesmo depois do nascimento é esta que o irá amamentar (processo este que dá continuidade à mesma relação já estabelecida no útero). Podemos concluir então que a mãe apresenta uma relação com o bebé que se encontra um pouco inalcançável à vista de um homem que não possui características biológicas que o permitam dar à luz um filho nem mesmo amamentar. Mas, tudo isto não passam de meras inseguranças pois como é óbvio o pai têm também um papel muito importante e crucial no crescimento do filho, apesar de numa fase mais precoce desse crescimento (como é o estádio oral) o seu papel ser talvez um pouco mais indireto.
Levando em consideração os aspetos referidos, podemos então afirmar que um filho não vêm quebrar a relação estabelecida entre mãe e pai, mas sim fortalecer, se os progenitores assim o permitirem. Pois as relações estabelecidas entre pai e filho são tão fortes quanto estes queiram que ela seja. :D
Rosa Gomes n°19
Sem comentários:
Enviar um comentário