sexta-feira, 22 de março de 2019

Gravidez muda cérebro da mulher

Gravidez muda cérebro da mulher

Qualquer mulher grávida passa por uma série de mudanças seja a nível hormonal, físico ou biológico. Mas, e o cérebro?
A verdade é que estudos feitos por cientistas comprovam que este órgão sofre alterações que estão presentes até pelo menos 2 anos após o parto. O estudo com ressonâncias magnéticas cerebrais observou o cérebro de um certo número de mães antes e depois da sua primeira gravidez, assim com o cérebro dos pais (companheiros das mulheres grávidas presentes nesse estudo).
No cérebro dos homens, não foram registadas alterações. Porém, o estudo revelou que, numa primeira gravidez, a massa cinzenta (camada externa do cérebro que contém os corpos celulares dos neurónios) encolheu em tamanho após a gravidez.

O que ao contrário do que as pessoas pensam, não significa qualquer tipo de perda das funções, mas sim uma sincronização e reorganização dos circuitos neuronais que optimizam o cérebro para melhor desempenhar a tarefa de ser mãe. Este encolhimento é parecido ao observado durante a adolescência.
Os cientistas defendem ainda que estas mudanças nas mães fazem parte de um processo de adaptação e de especialização para o momento especial da maternidade.
Rosa Gomes n°19

Sem comentários:

Enviar um comentário