A amnésia infantil é definida como a incapacidade de lembrar fenômenos e situações que ocorreram no início da nossa infância e aparece geralmente por volta dos 7 anos de idade.
A amnésia infantil foi descoberta pela primeira vez no final do século XIX, mas só recebeu esse nome no século XX devido ao psicanalista Freud.
A incapacidade de não nos lembrarmos de momentos quando éramos crianças como por exemplo: hoje ainda conseguimos falar e andar, mas não nos conseguimos lembrar do momento exato em que falamos pela primeira vez ou demos os nossos primeiros passos. Devido a este fenômeno, pesquisadores de várias áreas trabalham de forma a conseguirem chegar a uma teoria que explique o porquê de não nos conseguirmos lembrar dos primeiros momentos da nossa infância.
Como é o caso da psicologia que indica que a falta de memória dos primeiros momentos da nossa infância está relacionada com o facto da criança antes dos três anos de idade não ter domínio completo da linguagem e, por isso ela regista os momentos que vivencia a partir de um conjunto de códigos específicos, que o seu próprio “eu” adulto não consegue decifrar.
Por outro lado, os neurologistas defendem que a amnesia infantil corresponde ao facto de o cérebro ainda não se encontrar devidamente formado, logo não possui as estruturas necessárias para registar as memórias vivenciadas.
(Desenvolvimento do cérebro humano) |
E por fim, pesquisadores defendem que não nos conseguimos lembrar dos nossos primeiros momentos da infância porque nessa idade ainda não temos formado um autoconceito ou identidade que nos leve a criar um “eu” a partir do qual elaboramos uma biografia.
Ainda hoje não se conseguiu provar o porquê de não nos lembrarmos do início da nossa infância visto que existem várias teorias possíveis e em desenvolvimento.
Telma Pinto 😊
Sem comentários:
Enviar um comentário