cocaína |
Freud recebeu o primeiro lote desta droga em 1884 e decidiu começar por experimentá-la imediatamente em si, em nome da ciência. Os efeitos sentidos pelo ingestão deste produto abrangeram o nível físico e mental, levando Freud a descrever esta droga como uma cura contra a depressão e a indigestão, que proporcionava uma exaltação e euforia duradouras, e tinha a capacidade de eliminar a fadiga e a fome.
Efeito da cocaína |
Assim, o psicólogo não tardou em começar a enviar amostras para os seus amigos e colegas de profissão dizendo que a cocaína tinha potenciais aplicações como estimulante mental, um tratamento para asma e transtornos mentais, e até uma cura para o vício em morfina e em álcool. Foi através disto que um dos seus amigos médicos descobriu que os efeitos amortecedores desta droga podia ser utilizados como um anestésico local em operações aos olhos.
Freud - cocaína - colegas de profissão |
Freud, por sua vez, enquanto utilizava cocaína e a distribuía pelos seus conhecidos começou a elaborar as suas teorias de base para a psicanálise (conceitos como o id, ego e superego; a libido como energia sexual; o complexo de Édipo; etc.) e posteriormente passou também a distribuir enormes quantidades desta droga pelos vienenses neuróticos de classe média que vinham conversar sobre os seus problemas.
Deste modo, ao saber-se da utilização de cocaína por Freud e pelos seus pacientes, muitos começaram a desacreditar na teoria da psicanálise, apesar de ter sido devido à mesma que Freud alcançou grande parte das suas conclusões de grande importância para a psicologia.
- Mariana Oliveira
Sem comentários:
Enviar um comentário