Gestalt, Gestaltismo ou Psicologia da Forma é uma área da psicologia que aborda a ideia da compreensão da totalidade para que haja a perceção das partes. Gestalt é uma palavra de origem alemã, cuja a sua tradução aproximada é “forma” ou “figura”.
Entre o final do século XIX e os primeiros anos do século XX, estudos relativos à perceção humana foram-se desenvolvendo, originando, portanto, várias teorias. A Teoria da Gestalt, conhecida também por Psicologia da Gestalt ou Psicologia da Boa Forma, foi uma delas. Os fundadores da mesma foram os psicólogos Kurt Koffka, Wolfgang Köhler e Max Wertheimer. Esta teoria surgiu em oposição ao Atomismo, uma filosofia que visava ser possível a perceção do todo apenas após a compreensão das diferentes partes.
Leis da Gestalt
Através da observação do comportamento do cérebro ao longo do processo de perceção das formas e imagens, estes três psicólogos estabeleceram as Leis Básicas da Gestalt, sendo estas: Semelhança, Proximidade, Continuidade, Pregnância, Fechamento e Unidade:
- Lei da Semelhança: imagens similares tendem a agrupar-se entre si, de acordo com a perceção da mente humana.
- Lei da Proximidade: elementos próximos tendem a agrupar-se, formando imagens únicas.
- Lei da Continuidade: pontos que são ligados pelo formato de uma reta ou curva transmitem a sensação de haver uma única linha que os ligam.
- Lei da Pregnância/Lei da Simplicidade: os elementos presentes em determinado ambiente são vistos da forma mais simples possível, de modo que haja rápida assimilação do ambiente ou do elemento.
- Lei do Fechamento: elementos que aparentam completar-se são interpretados como um objeto completo.
- Lei da Unidade/Lei da Unificação: espaços vazios de imagens abstratas são preenchidos instintivamente para que sejam compreendidas pela mente humana.
Inês Coelho
nº 9
nº 9
Sem comentários:
Enviar um comentário