segunda-feira, 4 de fevereiro de 2019

Vicio sexual

Vicio em sexo ( compulsão sexual ) é nos dado como uma vontade inquietante de fazer sexo. Não o vemos pela quantidade de relações sexuais, mas sim pela dificuldade na concentração em coisas não sexuais, por exemplo na má produtividade no trabalho e/ou nas suas relações sociais e afetivas. 

Será o vicio em sexo uma doença?
Podemos afirmar que a compulsão sexual é um transtorno psiquiátrico do impulso em que o indivíduo tem pensamentos e atos obsessivos envolvendo o sexo, relacionado intimamente à ansiedade. Há quem nos diga que o vicio em sexo não é um vicio "de verdade", isto porque este vicio não causa as químicas no cérebro como o vicio em drogas ou álcool, no entanto, pode causar comportamentos compulsivos, obsessivo e impulsivos que acabam por ter efeitos negativos, assim como o vicio no jogo.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) classificou, pela primeira vez, este vício como uma doença mental em 2018. A médica Valerie Voon, membro do Colégio Real de Psiquiatria, britânico, afirmou, em declarações para a publicação The Independent, que cerca de dois a quatro por cento da população mundial sofre deste transtorno. Diz também que esta compulsão tende a ser escondida, pois é vista como algo vergonhoso. 
Uma forma de tratamento desta patologia é, primeiramente, assumir a doença e, posteriormente, buscar ajuda a profissionais qualificados, como psicólogos, terapeutas ou psiquiatras.
Liliana Macedo Nº11

Sem comentários:

Enviar um comentário