O Behaviorismo é uma abordagem da Psicologia, desenvolvida no século XIX e XX que usa como objeto de estudo o comportamento.
John Watson, fundador desta teoria, defende que a psicologia não deveria focar o seu estudo nos processos mentais mas sim no comportamento. Segundo John Watson, o comportamento, por ser possível a sua observação direta, é o objeto de estudo mais adequado para a Psicologia. Deveriam ser descartados os estudos dos processos mentais e adotado um método objetivo, observável e experimental, focado em controlar e prever o comportamento. Segundo esta doutrina, o comportamento pode ser definido como qualquer resposta a um estímulo.
Para John Watson, para a construção e desenvolvimento de uma pessoa o meio que a rodeia é uma condicionante de extrema importância, ou seja, o comportamento é consequência de o meio envolvente e por isso podemos prevê-lo.
Esta teoria, defende que todo o comportamento é consequência de uma condição imposta pelo meio, excluindo assim, a possibilidade da existência de habilidade inatas. Ou seja, exclui conceitos subjetivos como o sentimento e conceitos ligados a consciência. Esta nova concepção da Psicologia, segundo a comunidade científica, permitiu credibiliza-la como ciência, uma vez que definia um objetivo de estudo observável, respondendo às principais criticas que lhe eram apontadas até então.
Para o behaviorismo, o ser humano altera ativamente o ambiente e essas modificações por sua vez alteram o comportamento do indivíduo.
Maria Castro 12A
Sem comentários:
Enviar um comentário