quarta-feira, 9 de janeiro de 2019

Sigmund Freud e a Psicanálise


Desde cedo que a psiquiatria é um ramo da medicina fundamental para todos nós. É nesta mesma área que se lida com os diferentes problemas mentais, nomeadamente a depressão, ansiedade, transtornos bipolares, stress pós traumático, transtorno obsessivo-compulsivo, entre muitos outros.
Mas, como é óbvio, nem sempre foi assim.

Se recuarmos umas décadas, vamos encontrar certamente uma sociedade que considerava a mente humana como algo desconhecido, obscuro e incompressível. Até que, em meados do séc.XX surgiu uma área na medicina que revolucionou todo o nosso conhecimento da mente humana.



Essa mesma área designada por Psicanálise terá sido criada pelo famoso médico neurológico Sigmund Freud. Esta consiste em tratar a nossa mente através do diálogo entre o psiquiatra e o paciente e da interpretação dos sonhos.

A partir da análise à mesma, é possível então perceber o comportamento humano e, posteriormente, curar diversas doenças (como as anteriormente referidas).

Freud é também conhecido pelas suas famosas teorias como o Mito de Édipo e acreditava que o desejo sexual era algo primário e essencial à vida humana.

Porém, a cura pela fala, isto é, a psicanálise, é bastante controversa e continua a ser bastante discutida e debatida nos dias de hoje.


                                                 Beatriz Magalhães, nº5, 12ºA

                                              





Sem comentários:

Enviar um comentário