quarta-feira, 29 de maio de 2019

O Esquecimento

Normalmente, percecionamos o esquecimento como algo negativo, no entanto, é graças ao esquecimento que podemos aprender coisas novas e lembrarmo-nos delas.
Mas o que é o esquecimento? O esquecimento é a incapacidade de recordar, recuperar informações. Esta incapacidade pode ser provisória ou definitiva.
Existem três tipos de esquecimento: o esquecimento regressivo, o esquecimento motivado e o esquecimento por interferência de aprendizagens.
O esquecimento regressivo acontece quando não temos dificuldades em reter dados novos e em recordar conhecimentos, nomes e factos que aprendemos recentemente. Este esquecimento acontece maioritariamente em pessoas de idade, devido à degenerescência dos tecidos cerebrais.
O esquecimento motivado foi apresentado por Freud, e consiste em esquecermo-nos do que nos convém esquecer, ou do que nos causa dor e angústia, tal como: acontecimentos traumáticos ou penosos. Segundo Freud, seria através dos recalcamentos que os conteúdos do inconsciente não chegariam ao consciente. Podemos pensar neste esquecimento como uma espécie de mecanismo de defesa. Freud também afirmava que memórias traumáticas (como as da infância), uma vez recalcadas, não chegariam ao consciente do sujeito, apenas através de terapia poderiam ser recuperadas.
O esquecimento por interferência de novas aprendizagens acontece quando as novas memórias interferem com a recuperação das memória mais antigas. Por exemplo, quando aprendemos uma nova matéria na escola, tendemos a ter mais dificuldades a recordarmos a matéria anterior.

Ana Rita Monteiro, nº2, 12ºA

Sem comentários:

Enviar um comentário