sexta-feira, 24 de maio de 2019

DIVERSIDADE HUMANA

A diversidade humana é a expressão que se refere as diferenças culturais, religiosas, ideológicas, biológicas, entre outras, que existem no ser humano. Existem  vários tipos de diversidade humana:
  • Diversidade Biológica: a diversidade biológica é das diversidades que mais experienciamos ao longo da nossa vida, podemos começar logo por dizer que somos diferenciados anatomicamente e fisiologicamente por dois sexos, o masculino e o feminino. Uma das primeiras coisas que notamos de diferente ao olharmos para outra pessoa é a cor do seu tom de pele, a cor dos olhos, o desenho da linha do nariz, a espessura dos lábios, a cor do cabelo, etc. São estes traços que nos diferenciam com destreza uns dos outros, mas a descodificação do genoma humano mostra que somos geneticamente 99,9% iguais uns aos outros. Assim chegamos a conclusão que apenas somos diferentes 0,1%, e o que nos dá essa diferença é a hereditariedade individual que é responsável por assegurar  todas as nossas características pessoais, tornando-nos únicos e diferentes uns dos outros. Pelo contrario a hereditariedade especifica é responsável pelas características que todos nos necessitamos para sermos considerados humanos. Assim concluímos que no ser humano o programa genético não define exatamente o individuo, porem é um conjunto de instruções que favorecem a variedade individual. 
  • Diversidade Cultural:  Para crescermos como humanos não basta aquilo que trazemos no nosso código genético, alguns dos órgãos mais complexos, como por exemplo o cérebro, não são independentes, pois as suas capacidades para se desenvolverem dependem da informação vinda do exterior, para se tornarem capazes de aprender, criar e compreender. Se durante o nosso crescimento e desenvolvimento não tivéssemos a possibilidade de crescermos num meio cultural, ficaríamos seres inacabados, incompletos. A cultura tem um papel fundamental na forma de ser de cada um, a forma como nascemos, crescemos e participamos em diferentes culturas, torna-nos pessoas com características próprias. Vemos isso facilmente na grande diversidade de culturas que existem a volta do mundo, maioritariamente culturas com religiões, costumes, crenças, vestuário, gastronomia, língua e arte por vezes bastante diferentes da nossa cultura.  
  • Diversidade Funcional: é um termo alternativo ao de deficiência. A diversidade funcional pode entender-se também como um fenômeno, facto ou característica presente na sociedade, que por definição afetaria todos os seus membros por igual, quer durante a infância ou envelhecimento, onde todas as pessoas são dependentes. Dado que na sociedade existem pessoas com capacidades diferentes entre si, inclusive grandes variações destas num mesmo individuo ao longo de sua vida, é possível afirmar assim que na sociedade há uma enorme variedade funcional. Isto é na sociedade de hoje em dia já sabemos como atuar perante pessoas portadoras de deficiência e também  já existem casas onde essas pessoas possam aprender a lidar com situações do dia a dia. 
  • Diversidade Social:é o conjunto de diferenças e valores compartilhados por todos os humanos nas relações sociais. Essas diferenças são expressas através da nossa língua, nossa cultura,etnia, rituais, entre outros.  
Imagem relacionada O termo diversidade remete-nos a uma pluralidade e variedade, mas nem sempre há respeito e tolerância a culturas e etnias diferentes por exemplo. Assim vemos que para conseguirmos viver num mundo melhor temos de manter o respeito entre todos! 




Telma Pinto 😊


Sem comentários:

Enviar um comentário