terça-feira, 2 de abril de 2019

"EXPERIMENTER" - Stanley Milgram

"Experimenter" é um filme, de Michael Almereyda, que retrata alguns momentos e atividades da vida do psicólogo social Stanley Milgram e tem como principal foco as experiências realizadas pelo mesmo, a partir de 1961, na Universidade de Yale.

"Experimenter"

A principal experiência de Milgram descrita no filme é relativa ao estudo da obediência à autoridade e tinha como principal objetivo testar a atitude de indivíduos comuns perante ordens de uma autoridade que os coloca numa situação na qual têm de realizar atos que desafiam a sua consciência pessoal, aplicar choques a um outro ser e prejudiciais ao mesmo.

Principal experiência de Milgram

Primeiramente,no filme, é demonstrado o procedimento da experiência referida e a atitude dos indivíduos testados face à mesma.
Após esta etapa, Milgram lida com uma das principais controvérsias, provocadas na sociedade, relacionadas com os valores éticos postos em causa nesta sua experiência.
Posteriormente, Stanley torna-se professor em Nova York onde continua a executar os seus estudos sobre as iterações sociais e a pressão social, mas desta vez com a colaboração dos seus alunos.

É neste momento do filme que são demonstradas outras experiências realizadas por este psicólogo, tais como:

  • Experiência do mundo pequeno - Esta experiência desenvolve-se com o objetivo de estudar a probabilidade de duas pessoas selecionadas aleatoriamente se conhecerem;

Experiência do mundo pequeno

  • Experiência da carta perdida - Várias cartas seladas são distribuídas por diferentes locais públicos e com diferentes endereços (indivíduos, organizações, institutos, etc.) procurando-se obter resultados face ao envio das cartas para o local suposto em função do endereço colocado na mesma (a maior parte das cartas não enviadas tinham o endereço de organizações como: "Amigos do partido Nazista")
  • Experiência do comportamento anti social - Tentativa de encontrar uma correlação entre o consumo dos meios de comunicação (televisão) e o comportamento de indivíduos perante determinadas situações e escolhas;
  • Experiência do estranho familiar - Duas pessoas que compartilham o mesmo espaço físico (por exemplo uma paragem de autocarro) mas que não interagem entre si e a forma como este fenómeno influência a tendência para os mesmos interagirem num espaço diferente.
Experiência do estranho familiar (cena do filme)

Este filme é então uma ótima forma de ficar a conhecer melhor, não só este importante psicólogo na história da psicologia, mas também as suas experiências, assim como os objetivos, procedimentos e conclusões das mesmas.

- Mariana Oliveira

Sem comentários:

Enviar um comentário