Orientação sexual é o modo como as pessoas se sentem atraídas física/emocionalmente por pessoas do mesmo sexo, do sexo oposto ou por ambos os sexos. Pessoas que sentem atração por pessoas do mesmo sexo têm uma orientação homossexual, pessoas que sentem atração pelo sexo oposto são heterossexuais e pessoas que sentem atração por ambos os sexos são chamados bissexuais.
A questão que tem sido debatida nos últimos tempos é "E se formos todos bissexuais?" Até que ponto seremos, neste tema, tão diferentes dos animais?
Se olharmos para os chimpanzés, os animais que partilham maior percentagem de ADN com o ser humano, rapidamente percebemos que a bissexualidade pode ser algo mais natural do que se poderia supor, uma vez que estes animais não olham ao género do seu parceiro sexual.
Voltando aos seres humanos, Sigmund Freud, foi um dos primeiros médicos a falar no conceito de bissexualidade inata, segundo este os seres humanos nascem com uma predisposição para a bissexualidade mas é o seu desenvolvimento psicológico que acaba por definir a sua orientação sexual. Existiram ainda outros médicos que abordaram este tema, chegando mesmo a fazer testes que comprovavam a ideia de Freud. Posto isto, seremos todos bissexuais? Há ainda muito caminho a percorrer de modo a encontrar uma resposta definitiva, por isso resta nos mesmo aceitar a escolha de cada um sem julgamento pois quem nos garante que no fundo não somos todos iguais?
Rosa Gomes 12A
Sem comentários:
Enviar um comentário