sábado, 6 de abril de 2019

Conformismo



O conformismo é um processo social que resulta do facto de uma pessoa mudar o seu comportamento ou atitudes por efeito da pressão do grupo. O respeito pelas normas é uma manifestação de conformismo.

Solomon Asch, um psicólogo Polaco, nascido em 1907, realizou uma experiência que ficou conhecida pelos seus resultados. Nesta experiência, 7 sujeitos foram colocados em frente a um quadro com vários cartões. Cada cartão continha do lado esquerdo uma linha vertical preta com cerca de 20 cm de comprimento (figura de base) e à direita três linhas também verticais mas com três comprimentos diferentes (16, 20 e 17) numerados de 1 a 3, onde umas das quais representa a figura de base.
No grupo experimental, apenas um dos sujeitos é o verdadeiro sujeito experimental, isto é, os restantes 6, são comparsas do experimentador. Cada um dos sujeitos dá a sua opinião em voz alta, sendo que os comparsas do experimentador vão dando palpites errados para influenciar o sujeito experimental.Como resultado, Asch obteve que apenas 25% dos sujeitos experimentais não se conformaram à pressão implícita pelo grupo, ou seja, mantiveram-se independentes a que leva a colocar a questão de quais os factores que explicam o conformismo. Depois de algumas entrevistas feitas aos sujeitos participantes, Solomon Asch chegou à conclusão de pelo menos cinco desses factores:
  • A unanimidade do grupo, isto é, quanto mais de acordo o grupo tiver entre si, maior vai ser o conformismo, mas basta haver no grupo uma pessoa que discorde do grupo para os efeitos de conformismo serem menores. No exemplo que está no inicio do tema, bastava que uma pessoa do grupo emitisse uma opinião diferente da maioria para nós termos mais vontade e à-vontade de manifestar a nossa.
  • A natureza da resposta, ou seja, o conformismo aumenta quanto a resposta é dada publicamente, pois, a resistência da maioria é maior quando á privacidade é assegurada.
  • A ambiguidade da situação, significa que a pressão a que estamos submetidos aumenta, quanto não estamos certos da nossa opinião e não estamos num contexto que dominamos, gera-se a dúvida e a insegurança e assim o conformismo surge mais facilmente.
  • A importância do grupo, isto é, quanto mais importante para a pessoa o grupo for, maior é a possibilidade de esta se conformar para se poder integrar no grupo.
  • A autoestima, ou seja, as pessoas que têm uma autoestima elevada, têm mais à-vontade, facilidade e independência para exprimir a sua opinião do que aquelas que têm um autoestima baixo. 






Francisco Facho nº8

Sem comentários:

Enviar um comentário