O sexo inicia-se e finaliza-se no cérebro, sem a comunicação entre os neurônios seria impossível vivenciar qualquer sensação, inclusive o orgasmo.
Além de coordenar todas as funções fisiológicas, o cérebro é responsável pela interpretação e percepção de tudo que se passa com o corpo, da dor ao prazer.
Segundo o psiquiatra Waldemar Mendes de Oliveira Junior o cérebro tem um papel fundamental na apreensão dos estímulos e na resposta sexual. Todas as sensações que proveem de fora como a excitação visual, olfativa, tátil e auditiva são essenciais para o despertar sexual, as quais também são percebidas pelo cérebro, assim o cérebro proporciona ao órgão genital a função de responder adequadamente aos estímulos e funcionar.
O cérebro atua como um sistema de feedback, ou seja, da resposta para o corpo, mas o que acontece no cérebro pode ser ainda mais importante ao prazer. “O contato físico é importante, mas não é necessário”, declara o médico Mario Fiorani Junior, sendo assim a estimulação sexual também funciona quando existe apenas na imaginação.
A maior parte dos sistemas cerebrais são ativados durante o orgasmo, esta atividade cerebral é fundamental para o clímax sexual e a prova mais evidente que o cérebro desempenha um papel importantíssimo no sexo reside na capacidade de alguns homens e mulheres chegarem ao orgasmo sem estimulo genital.
Como é obvio o resto do corpo não é indispensável na hora do orgasmo, as sensações de prazer nesse momento resultam da combinação das reações periféricas, por exemplo, o estimulo dos genitais, com o sistema nervoso central. “Durante o orgasmo, acontecem contrações rítmicas da musculatura da pélvis, taquicardia, aumento da pressão, arrepio e a sensação de prazer vinda do sistema nervoso central”, descreve Waldemar de Oliveira.
O cérebro levado em conta como mente, centro de todos os pensamentos e emoções, também influencia o sexo do ponto de vista psicológico. A visão positiva ou negativa da sexualidade afeta a capacidade de sentir prazer.
O que dá prazer é algo muito ambíguo, o sistema límbico é a unidade do cérebro responsável pelos comportamentos emocionais e sexuais, entre outros. Como o desejo surge em primeiro lugar na mente, traumas, abusos, formação religiosa rígida ou educação repressiva podem gerar problemas ou disfunções sexuais.
Telma Pinto 😄
Telma Pinto 😄
Sem comentários:
Enviar um comentário