Preconceitos são atitudes que envolvem, tal como o nome sugere, um pré-julgamento, geralmente negativo, relativamente a pessoas ou grupos sociais.
O preconceito tem por base a categorização social. O seu objetivo é obter uma diferenciação social, tendo que quanto menor é o conhecimento em relação à realidade em causa maior é o preconceito criado.
Nos preconceitos predomina a função sócio-afetiva assumindo, frequentemente, posições radicais contra grupos sociais o que pode levar a atos de discriminação.
A discriminação é um comportamento que decorre do preconceito. Os atos discriminatórios são intencionais e consistem em distinções injustas e desnecessárias. O preconceito está na base da discriminação. Os comportamentos discriminatórios manifestam-se com mais intencionalidade em períodos de crise económica ou social pois o sentimento de impotência leva a sentimentos negativos e à agressividade. A discriminação pode ir desde uma atitude de evitamento até agressões aos indivíduos visados. Em vários dos casos, quem sofre desta discriminação tende a ter problemas, como baixa auto-estima, problemas de socialização e até depressão.
Liliana Macedo
Sem comentários:
Enviar um comentário