Segundo Abraham Maslow, o homem é motivado segundo as suas necessidades que se manifestam em graus de importância onde as fisiológicas são as necessidades iniciais e as de realização pessoal são as necessidades finais. Cada necessidade influencia na motivação e na realização do indivíduo o que o faz prosseguir para outras necessidades que marcam uma pirâmide hierárquica:
As necessidades fisiológicas que se encontram como base, representam as necessidades relacionadas ao organismo, como alimentação, sono, abrigo, água e outros.
As necessidades de segurança aparecem após o suprimento das necessidades fisiológicas. São representadas por necessidades de segurança e estabilidade, como proteção contra a violência, proteção para saúde, recursos financeiros e outrosAs necessidades sociais somente aparecerão após as necessidades de segurança serem realizadas. São necessidades sociais: amizades, socialização, aceitação em novos grupos, intimidade sexual e outros.
As necessidades de status e estima ocorrem depois que as necessidades sociais são conseguidas. São necessidades de status e estima: autoconfiança, reconhecimento, conquista, respeito dos outros, confiança.
As necessidades de auto-realização que se encontram no topo da pirâmide hierárquica são: moralidade,espontaneidade,prestígio.
O ser humano procura sempre o melhor para a sua vida. Dessa forma, quando uma necessidade é realizada aparece outra em seu lugar; tais necessidades são representadas na pirâmide hierárquica. Quando as necessidades humanas não são superadas tem se o sentimento de frustração, agressividade, nervosismo,desinteresse, passividade, baixa autoestima, pessimismo, resistência a novidades, insegurança e outros. Tais sentimentos negativos podem ser recompensados por outros tipos de realizações.
Sem comentários:
Enviar um comentário